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Aprenda a ter mais tranquilidade quando estiver sob pressão

Foto de Matteo Di Iorio no Unsplash

Coração palpitando, mãos suadas e confusão na fala. Esses são apenas alguns dos sintomas que as pessoas ansiosas enfrentam em seu dia-a-dia.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, a ansiedade tem sua importância para o ser humano, já que é ela que nos ajuda a entrar no modo de ação para realizar nossas atividades. O problema mora quando ela começa a se manifestar em excesso.

O Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas do mundo — 18 milhões de brasileiros segundo a OMS.

E muito mais que um incômodo físico, o transtorno de ansiedade pode ter sintomas muito mais intensos a ponto de paralisar o indivíduo. Mas a boa notícia é que a ansiedade é algo que pode ser controlada e é sobre isso que vamos falar por aqui.

1. Ressignifique o que está acontecendo

Uma forma de reduzir a ansiedade é tentar modificar a ótica que você está enxergando o problema ou a situação que está mexendo com o seu estado emocional.

Muitas vezes a ansiedade vem pelo simples fato de você estar dando ênfase em excesso para questões que não precisam de tanta relevância, mas que amedrontam você. Por isso, exercite sua mente a mudar o foco da situação para conseguir enxergar outras possibilidades diferentes.

2. Foque na sua respiração e no que está ao seu redor

Quando ficamos apreensivos com algo, tendemos a esquecer várias coisas, inclusive nossa própria respiração. Inspirar e expirar ajuda a equilibrar os níveis de oxigênio no corpo relaxando a sua mente. Em poucos minutos os batimentos do seu coração irão normalizar e uma sensação de tranquilidade tomará conta de você. Então, foque no processo de inspirar e expirar e muita coisa já vai melhorar.

3. Esqueça um pouco o futuro e foque no presente

A ansiedade tem mania de querer nos fazer antecipar situações futuras, e o medo da incerteza do que pode acontecer dias ou meses depois pode acabar se tornando mais forte do que o que você está vivendo hoje.

Uma grande certeza que temos é a de que o futuro é incerto.

Muita coisa pode (e vai) mudar no futuro. Mas se preocupar em excesso com essas possibilidades exige um esforço enorme da nossa mente (o famoso overthinking) a ponto de esquecermos as coisas boas que estão acontecendo hoje mesmo. Então, evite deixar sua mente sendo dominada pelo futuro e aproveite as coisas boas do seu tempo presente.

4. Exercite seus sentidos

Uma forma bem bacana de conseguir tranquilizar em momentos de ansiedade é colocar os seus 5 sentidos para funcionar. Pare por uns minutos e mentalize 5 coisas que você consegue ver, 4 coisas que você consegue ouvir, 3 coisas que você consegue tocar, 2 coisas que você consegue sentir o cheiro e 1 coisa que você consegue sentir o gosto. Em pouco tempo você conseguirá relaxar um pouco mais pelo simples fato de ter mudado o foco do seu pensamento.

5. Faça terapia com um(a) Psicóloga(o)

Nem todo mundo tem o costume de realizar uma consulta com um terapeuta para conversar sobre seus dilemas, angústias e ansiedades. A terapia é uma ferramenta incrível para conseguir organizar a sua mente e te ajudar a conseguir controlar melhor suas emoções, inclusive a sua ansiedade. A(o) profissional vai poder te orientar sobre como lidar com tudo o que você estiver passando dentro da sua realidade.

Nós, da YoouLife, temos como propósito ajudar as pessoas a terem uma vida mais saudável emocionalmente podendo lidar com qualquer desafio que vier pela frente. São mais de 100 profissionais de psicologia à disposição para dar o match ideal com você e acompanhar sua trajetória de autoconhecimento e autocontrole. Cadastre-se agora e faça uma sessão gratuita sem compromisso.

E você? Tem alguma dica sobre como você costuma lidar com a sua ansiedade? Compartilhe nos comentários conosco.

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