Aprenda a ter mais tranquilidade quando estiver sob pressão

Coração palpitando, mãos suadas e confusão na fala. Esses são apenas alguns dos sintomas que as pessoas ansiosas enfrentam em seu dia-a-dia.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, a ansiedade tem sua importância para o ser humano, já que é ela que nos ajuda a entrar no modo de ação para realizar nossas atividades. O problema mora quando ela começa a se manifestar em excesso.
O Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas do mundo — 18 milhões de brasileiros segundo a OMS.
E muito mais que um incômodo físico, o transtorno de ansiedade pode ter sintomas muito mais intensos a ponto de paralisar o indivíduo. Mas a boa notícia é que a ansiedade é algo que pode ser controlada e é sobre isso que vamos falar por aqui.
1. Ressignifique o que está acontecendo
Uma forma de reduzir a ansiedade é tentar modificar a ótica que você está enxergando o problema ou a situação que está mexendo com o seu estado emocional.
Muitas vezes a ansiedade vem pelo simples fato de você estar dando ênfase em excesso para questões que não precisam de tanta relevância, mas que amedrontam você. Por isso, exercite sua mente a mudar o foco da situação para conseguir enxergar outras possibilidades diferentes.
2. Foque na sua respiração e no que está ao seu redor
Quando ficamos apreensivos com algo, tendemos a esquecer várias coisas, inclusive nossa própria respiração. Inspirar e expirar ajuda a equilibrar os níveis de oxigênio no corpo relaxando a sua mente. Em poucos minutos os batimentos do seu coração irão normalizar e uma sensação de tranquilidade tomará conta de você. Então, foque no processo de inspirar e expirar e muita coisa já vai melhorar.
3. Esqueça um pouco o futuro e foque no presente
A ansiedade tem mania de querer nos fazer antecipar situações futuras, e o medo da incerteza do que pode acontecer dias ou meses depois pode acabar se tornando mais forte do que o que você está vivendo hoje.
Uma grande certeza que temos é a de que o futuro é incerto.
Muita coisa pode (e vai) mudar no futuro. Mas se preocupar em excesso com essas possibilidades exige um esforço enorme da nossa mente (o famoso overthinking) a ponto de esquecermos as coisas boas que estão acontecendo hoje mesmo. Então, evite deixar sua mente sendo dominada pelo futuro e aproveite as coisas boas do seu tempo presente.
4. Exercite seus sentidos
Uma forma bem bacana de conseguir tranquilizar em momentos de ansiedade é colocar os seus 5 sentidos para funcionar. Pare por uns minutos e mentalize 5 coisas que você consegue ver, 4 coisas que você consegue ouvir, 3 coisas que você consegue tocar, 2 coisas que você consegue sentir o cheiro e 1 coisa que você consegue sentir o gosto. Em pouco tempo você conseguirá relaxar um pouco mais pelo simples fato de ter mudado o foco do seu pensamento.
5. Faça terapia com um(a) Psicóloga(o)
Nem todo mundo tem o costume de realizar uma consulta com um terapeuta para conversar sobre seus dilemas, angústias e ansiedades. A terapia é uma ferramenta incrível para conseguir organizar a sua mente e te ajudar a conseguir controlar melhor suas emoções, inclusive a sua ansiedade. A(o) profissional vai poder te orientar sobre como lidar com tudo o que você estiver passando dentro da sua realidade.
Nós, da YoouLife, temos como propósito ajudar as pessoas a terem uma vida mais saudável emocionalmente podendo lidar com qualquer desafio que vier pela frente. São mais de 100 profissionais de psicologia à disposição para dar o match ideal com você e acompanhar sua trajetória de autoconhecimento e autocontrole. Cadastre-se agora e faça uma sessão gratuita sem compromisso.
E você? Tem alguma dica sobre como você costuma lidar com a sua ansiedade? Compartilhe nos comentários conosco.
Leave a comment